-
Arquitetos: ROOVICE
- Área: 113 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Akira Nakamura
-
Fabricantes: Akari, Electrolux, Ozawa Mosaic Works, VitrA, nittai-kogyo
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Casa Shirokanedai é uma renovação meticulosa de uma residência de madeira de dois andares com 50 anos de idade, situada no próspero distrito de Minato, em Tóquio. O proprietário, um experiente profissional do mercado imobiliário, alugava o terreno vazio há muito tempo. Com a saída dos últimos inquilinos, o terreno foi devolvido ao proprietário com uma edificação construída nele. Considerando os custos proibitivos de demolição no Japão, aliados à boa condição da edificação, o proprietário decidiu contratar a Roovice a fim de reformar a casa para uso contínuo como aluguel.
A principal preocupação da renovação foi aprimorar a resistência sísmica da edificação, garantindo segurança e longevidade. Essa atualização estrutural formou a base da renovação, proporcionando uma diretriz sólida para as melhorias estéticas e funcionais que se seguiram. O layout original do primeiro andar era caracterizado por espaços escuros e segmentados. Para criar um ambiente mais aberto e convidativo, a equipe removeu as paredes divisórias e os forros, fundindo a antiga cozinha com duas salas de tatame em um único ambiente. As paredes anteriormente acinzentadas foram repintadas de branco nítido, e novas janelas foram instaladas, permitindo que a luz natural inundasse o espaço.
Os pisos de tatame foram substituídos por um elegante piso de madeira, cobrindo a tradicional mesa do fogão kotatsu. Agora, azulejos adornam os pisos da cozinha e do corredor, e um balcão de cozinha feito sob medida adiciona um toque moderno. Um distintivo armário embutido em forma de triângulo na parede do corredor foi acentuado pela construção de uma parede diagonal conectando-o à cozinha. Uma nova porta de vidro, espelhando o estilo do armário, foi instalada para conduzir à cozinha, melhorando tanto a funcionalidade quanto a continuidade estética.
No banheiro, a renovação permitiu mais espaço para acomodar a máquina de lavar. O piso da sala em frente ao banheiro foi atualizado com PVC, enquanto a banheira foi substituída e novos azulejos brancos foram instalados nas paredes. Azulejos tradicionais de Tamaishi, semelhantes a pequenas pedras e reminiscentes da era Shōwa, foram escolhidos para os pisos do banheiro. Os degraus de madeira que levam da sala de estar para o jardim, os quais se deterioraram com o tempo, foram substituídos por degraus de pedra tradicional, aprimorando a conexão entre os espaços internos e externos.
No andar superior, a cozinha que ocupava o corredor foi removida, e a parede foi elegantemente revestida com os mesmos azulejos usados no térreo. As salas de tatame foram preservadas, com novos tatames instalados e as portas shoji reformadas, mantendo um elo com as raízes tradicionais da casa. O piso do corredor externo foi atualizado, e novas janelas e pisos, dialogando com o térreo, foram instalados. As paredes foram pintadas de branco contribuindo para um ambiente coeso e iluminado.
O terceiro cômodo no segundo andar viu suas antigas tábuas de madeira serem substituídas por novas, e um tapete bege foi colocado, proporcionando um suave contraste com os elementos de madeira. A varanda passou por impermeabilização, e a cerca foi repintada de preto, completando o visual renovado da casa com um toque de elegância moderna. O projeto da Casa Shirokanedai exemplifica uma harmoniosa mistura de arquitetura tradicional japonesa e princípios contemporâneos de design. Através de renovações cuidadosas, a propriedade agora possui funcionalidade, segurança e apelo estético aprimorados, garantindo sua contínua atratividade.